DROGAS COMO UMA ABORDAGEM TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Jhonathan Renner Nunes dos Santos PUC Goiás, Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC)
  • Sandra Regina Longhin PUC Goiás, ECEC / IFG campus Goiânia
  • Julio Cesar Queiroz de Carvalho PUC Goiás, ECEC / IFGoiano campus Trindade
  • Danielle Nery de Lima CPMGHCR

Resumo

A abordagem interdisciplinar tem se mostrado importante no ensino de química. Desta forma, este estudo objetivou analisar as respostas de alunos de 9º ano do ensino fundamental, a partir de uma contextualização sobre a temática drogas. Nesta atividade, buscamos apresentar conceitos de química e refletir com os alunos sobre ações fisiológicas e problemas sociais decorrentes do uso de drogas. No registro da fala dos estudantes observamos que os mesmos entendem que drogas são substâncias químicas que causam dependência, reações adversas do organismo e desgaste familiar e social. A atividade se mostrou também importante por possibilitar a atuação do acadêmico de Licenciatura em Química, o que contribui para uma formação sólida a futuro professor.

Downloads

Publicado

30.10.2023

Como Citar

NUNES DOS SANTOS, J. R.; LONGHIN, S. R.; QUEIROZ DE CARVALHO, J. C.; NERY DE LIMA, D. DROGAS COMO UMA ABORDAGEM TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 268–273, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/815. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)