UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTO LABORATORIAL PARA ENSINO DE GASES COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA

Autores

  • Ana Paula Rodrigues Passos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara
  • Denise Medeiros Faria Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara
  • Fabrício Silva Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara
  • Ismael Carlos Rodrigues Moura Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara
  • Karina Vitti Klein Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara

Resumo

Esse trabalho relata a experiência vivenciada durante a preparação e a aplicação de um minicurso pelos alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara, como proposta de prática pedagógica, para a disciplina de Termodinâmica. O minicurso foi realizado no laboratório de química da instituição e envolveu uma turma do 2º Ano do Técnico Integrado em Química. Foi abordada a temática sobre Gases, cujo objetivo foi explorar o conhecimento dos alunos sobre os comportamentos e propriedades dos gases, conteúdo contemplado tanto na físico-química quanto na física do Ensino Médio. As ações desta aula foram desenvolvidas considerando a perspectiva de construção de uma sequência didática a partir do referencial teórico sobre os momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), que são a problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Como Citar

RODRIGUES PASSOS, A. P.; MEDEIROS FARIA, D.; SILVA PEREIRA, F.; RODRIGUES MOURA, I. C.; VITTI KLEIN, K. UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTO LABORATORIAL PARA ENSINO DE GASES COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 286–297, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/817. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química