Objetos de Aprendizagem Desplugados para Ensino da Computação

Autores

  • Cauã Vieira de Sousa
  • Wendell Bento Geraldes
  • Ulisses Rodrigues Afonseca

Palavras-chave:

educação, tecnologia, computação, objetos

Resumo

Os objetos de aprendizagem são definidos como uma entidade digital ou não digital, a qual pode ser
utilizada, reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem. A partir da motivação para a resolução de problemas, o uso de objetos de aprendizagem oportuniza ao aluno conhecer novas ferramentas, testar diferentes situações, compreender a relação entre causa e efeito de
conceitos e fenômenos. Eles são desenvolvidos com início, meio e fim, podendo ser aplicados em diversas
situações de aprendizagem e reutilizados (WERLICH et al, 2019). Aprender os conceitos fundamentais da
computação permite ao estudante desenvolver o raciocínio lógico que é uma habilidade que auxilia no
ensino de outras disciplinas. Outra vantagem em estimular a aprendizagem de conceitos fundamentais da
computação está em formar cidadãos criativos e capazes de pensar em soluções para problemas cotidianos
(RODRIGUES; LOPES, 2017). Este trabalho foi realizado com objetivo de criar objetos de aprendizagem
desplugados para ensino da computação.

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Publicado

2024-06-05

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