USO DA CANETA 3-D NO ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Autores

  • Victoria Matias Avelar Matias Avelar Maeda
  • Wendell Bento Geraldes
  • Ulisses Rodrigues Afonseca
  • Regina de Carvalho Oliveira
  • Manoel Lucas da Silva

Palavras-chave:

Ensino de química, caneta 3D, deficiência visual

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência visual no contexto educacional exige a implementação de estratégias de ensino-aprendizagem eficazes. Nesse sentido, a aplicação de tecnologias emergentes, como a impressão 3D, tem conquistado bastante espaço e êxito nesse meio. As tecnologias que permitem a criação de objetos a partir de um modelo virtual são chamadas de manufatura aditiva, onde os itens são criados a partir da adição de materiais (polímeros ou metais, por exemplo) em camadas. Esse modelo tem se tornado cada vez mais presente no cenário educacional, desempenhando um papel fundamental no apoio a práticas pedagógicas inclusivas.

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Publicado

2025-07-11

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