Ensino Desenvolvimental: uma proposta para a organização do ensinoaprendizagem dos conceitos matemáticos “Funções Exponenciais e Funções Logarítmicas”

Autores

  • Eduarda de Oliveira Borges Marçal
  • Gabriel Amorim Fernandes
  • Lorena Gonçalves da Luz
  • Simone Ariomar de Souza

Palavras-chave:

Funções Exponenciais, Funções Logarítmicas, Ensino Desenvolvimental

Resumo

Pesquisas mostram que os alunos em todas as fases de aprendizagem expressam alguma dificuldade no desenvolvimento científico, não desenvolvendo empatia na maioria das vezes, também nas áreas de exatas (MIRANDA, 2015; NASCIMENTO, 2013). Deduz-se que acontecimentos como esses, sobretudo de déficit em relação à conteúdos matemáticos, ocorrem em decorrência as metodologias tradicionais aplicadas em sala, que despertam desinteresse nos estudantes da educação básica, sendo um processo de ensino aprendizagem que se torna falho para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, tornando imprescindível a obtenção de metodologias que privilegiem as ações mentais e promovam o desenvolvimento integral. A presente pesquisa, situada na área da educação matemática, apresenta uma proposta que visa refletir sobre a organização do ensino aprendizagem dos conceitos de “Funções Exponenciais e Logarítmicas” pelo método didático do Ensino Desenvolvimental de Davydov. Essa pesquisa, orientada por uma professora de matemática e desenvolvida por estudantes voluntários da iniciação científica do nível superior, apresenta um modelo de organização do ensino pensada nos moldes do Ensino Desenvolvimental.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)