ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS
Palavras-chave:
conceitos, matemática, conceitos desenvolvimentalResumo
Historicamente os dados oficiais apontam dificuldades de ensino-aprendizagem em matemática entre estudantes brasileiros. Na última edição do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes realizada em 2022 por exemplo, menos que a metade dos estudantes brasileiros na faixa de quinze anos conseguiram obter um nível mínimo de aprendizado em Matemática. Acredita-se que essas dificuldades estejam relacionadas a metodologia tradicional, onde os alunos são sujeitos passivos e o professor é o sujeito ativo. Em outros termos, o professor é o responsável por transmitir os conhecimentos matemáticos seja através da repetição de definições, seja através de técnicas mais próximas da memorização de fórmulas do que da aprendizagem efetiva. É mister portanto, o desenvolvimento de pesquisas que contemplem metodologias de ensino diferentes da tradicional, de forma a tornar o ensino-aprendizagem em Matemática mais interessante e próximo da realidade dos alunos. Sob a ótica da teoria histórico-cultural, optou-se por privilegiar Davydov, seguidor de Vigotski, que propõe um método de ensino de conceitos científicos, baseado na organização do conteúdo pelo professor de forma a suscitar nos alunos o desenvolvimento de ações mentais essenciais na apropriação dos novos conhecimentos e sobretudo na formação geral. Davydov, propõe que o ensino seja organizado de forma que o aluno percorra algumas etapas, que consistem nas seguintes ações, a saber: a) Transformação dos dados da tarefa e identificação da relação universal do objeto estudado; b) Modelação da relação encontrada em forma objetivada, gráfica ou literal; c)Transformação do modelo para estudar suas propriedades; d) Construção de sistemas de tarefas particulares que podem ser resolvidas por um procedimento geral; e) Controle ou monitoramento da realização das ações anteriores. A presente pesquisa desenvolvida por uma bolsista licencianda em Matemática sob a supervisão de uma professora das áreas de Matemática e Educação, objetivou refletir sobre a proposta de organização de ensino formulada por Vasili V. Davydov, na perspectiva de possibilidades para o ensino-aprendizagem dos conceitos matemáticos. Para isso, o caminho percorrido foi a pesquisa bibliográfica com referencial teórico em Vigotski e Davydov. Os resultados finais apontaram sobretudo para a compreensão de que a proposta de Davydov é uma alternativa metodológica ao ensino tradicional para organização do ensino dos conceitos científicos e que, apesar dos desafios tem demonstrado avanços consideráveis no processo de apropriação de conceitos matemáticos, tendo em vista que contempla para além da formação científica indispensável, a formação cognitiva e integral do aluno.