MAPA CONCEITUAL DE FRAMES E INFOGRÁFICO DIGITAL DO CURSO DE BACHAREL EM ENGENHARIA ELÉTRICA: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO MESQUITA

Autores

  • Gabriel Rodrigues Dourado dourado.g@academico.ifg.edu.br
  • João Alberto Baptista de Freitas joao.alberto@academico.ifg.edu.br
  • Ciro Felipe Nascimento Soares ciro.f@academico.ifg.edu.br
  • Lucas Cabral de Paula lcabral@academico.ifg.edu.br
  • Nívia Maria Assunção Costa nivia.costa@ifg.edu.br

Palavras-chave:

Mapa Conceitual, Infográfico Digital, Engenharia Elétrica, Desenho técnico, Comunidade Remanescente de Quilombo do Mesquita

Resumo

Este estudo qualitativo de campo e etnográfico virtual se trata de uma articulação de um projeto de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação associado ao curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Câmpus Valparaíso de Goiás do Instituto Federal de Goiás que objetivou envolver necessariamente a participação de discentes desse curso e a comunidade externa. Assim, este trabalho vinculado ao programa de extensão intitulado IFG
Campus Valparaíso e Quilombo do Mesquita: interdisciplinaridade e interação dialógica
objetivou ofertar um curso remoto de desenho técnico, envolvendo os discentes da engenharia
elétrica e a comunidade remanescente do quilombo do Mesquita, no intuito de contribuir para promoção do desenvolvimento e dinamização do conhecimento sobre o curso superior. Posto isso, este estudo objetivou, por meio da criação de mapa conceitual de frames e infográfico digital, identificar diversas representações sociais da comunidade, visando diminuir enquadres conflitantes e propiciar a expansão do conhecimento sobre a caracterização e a importância da engenharia para a comunidade, conforme a fundamentação teórica dos estudos da
sociolinguística interacional.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Métricas


Visualizações do artigo: 65     PDF downloads: 35