Enquadres e alinhamentos em tempos de covid-19: produção de livro digital e recursos tecnológicos

Autores

  • Brenda Beatriz Maciel da Silva
  • Gabriel Maciel Araújo
  • Geovanna Alves Umbelino
  • Nívia Maria Assunção Costa

Palavras-chave:

Livro digital, Enquadre social e esquema de conhecimento, Estratégias sociocognitivas, Linguagem verbo-visual, Recursos tecnológicos

Resumo

O distanciamento social em virtude da pandemia causada pela covid-19 tem surtido efeito considerável quanto ao uso significativo da tecnologia, beneficiando diversas áreas de conhecimento e funções, como a pesquisa, a comunicação e a produção de serviços e produtos. De posse desse processo de tecnologização, considerou-se a oportunidade de, neste trabalho, mostrar para as pessoas as etapas de criação de um livro digital, produzido desde a escrita até a sua publicação gratuita durante o distanciamento social em virtude da covid-19. Com esse propósito, visamos, portanto, promover a criação de livros por meio de recursos tecnológicos simples e gratuitos. Assim, estudos sociolinguísticos, sociocognitivos, da linguística textual e da multimodalidade (COSTA, 2019, TANNEN; WALLAT, 2013; KRESS; VAN LEEWEN, 1996) pontuam a necessidade de se pensar nas relações sociais em consonância com o entendimento de texto por meio da tecnologia, sobretudo porque nossas vozes se somam às vozes de nossos pares. Assim, este estudo objetivou investigar como as noções de enquadre social e de esquema de conhecimento, propostas por Tannen e Wallat (2013), e as estratégias sociocognitivas, pontuadas por Costa (2019), podem dialogar com o processo de criação e publicação de livro digital durante a pandemia causada pela covid-19.

Downloads

Publicado

2024-07-26