REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFG – CÂMPUS URUAÇU

Autores

  • Joelma da Silva Barata
  • Ana Lívia Ottoni Azevedo
  • Marcela Ferreira Matos

Palavras-chave:

Letramento Liiterário, Multiletramentos, Cultura, Educação Profissional Técnica

Resumo

É fato que a “literatura enriquece nossa percepção e nossa visão de mundo”, criando um “universo que nos permite aumentar nossa capacidade de ver e sentir” (BRASIL, 2018, p. 499), no entanto percebe-se que os jovens estão perdendo todos esses benefícios quando não se apropriam da literatura como linguagem. Nessa perspectiva, conhecer o perfil artístico-cultural dos alunos nos ajudará a criar espaços efetivos de conhecimento e aprendizagem.
A leitura é essencial para que os alunos consigam interagir com o mundo e compreendê-lo. A
ineficiência das aulas de língua portuguesa reflete em alunos resistentes à leitura de qualquer tipo de texto. Os alunos deveriam chegar ao Ensino Médio com “condições de participar de forma significativa de diversas práticas sociais que envolvem a linguagem” (BRASIL, 2018, p. 498), como apresentado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), no entanto, essa
não é a realidade. Por isso, é necessário rever os processos de letramento.

Publicado

2024-06-05