CARREIRA DO DOCENTE DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ: DESAFIOS AO PLANO E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Jataí
  • Isadora Pedrosa Pedretti Universidade Federal de Jataí
  • Maiza Aparecida de Oliveira Nicodemos Universidade Federal de Jataí

Resumo

Os Conselhos Municipais de Educação (CME) são instâncias que compõem a gestão democrática e participativa da educação nos municípios atuando como ente mediador entre a comunidade educacional e o poder público. Já os Planos Municipais de Educação (PME) são planejamentos do Estado que, por meio do diagnóstico da realidade local, estabelecem metas e estratégias com vistas a organização dos sistemas de ensino, formação continuada de docentes, financiamento, dentre outros elementos. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de dois planos de trabalho de iniciação científica que tangenciaram o PME e o CME de Jataí – Goiás ao debate em torno das mudanças na carreira dos docentes da Rede Municipal entre 2022-2023. Por meio de análise de documentos, foi possível perceber que o PME local sinaliza para a valorização profissional dos docentes na mesma linha do Plano Nacional de Educação o que acaba sendo esvaziado diante da perda de direitos recentemente ocorrida em Jataí. Na mesma linha, o CME local não participou diretamente desse momento, o que implica que este não exerceu parte de suas funções representativas e de mobilização. Neste contexto, o desenvolvimento profissional docente é o mais significativamente afetado.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

ALBERTO VICENTE DE OLIVEIRA , C.; PEDROSA PEDRETTI, I.; APARECIDA DE OLIVEIRA NICODEMOS, M. CARREIRA DO DOCENTE DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ: DESAFIOS AO PLANO E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 281–292, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1094. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula