METODOLOGIAS DE ENSINO PARA EDUCANDOS (AS) SURDOS (AS): A PERSPECTIVA DA DIDÁTICA CULTURAL SURDA
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo apresentar e discutir sobre as propostas metodológicas da didática cultural dos surdos, capazes de valorizar as especificidades linguísticas, pedagógicas, sociais e políticas dos surdos, reconhecendo-os como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem das instituições de ensino que eles fazem parte. Ressaltamos o ensino da didática cultural dos surdos, não irá defini-los como um deficiente ou como incompleto, mas como diferente, um sujeito que irá viver e atuar no mundo por meio de suas experiências visuais. Ao propor uma didática cultural surda, torna-se necessário em um primeiro momento discutir sobre quem são os surdos, sobre as suas especificidades, como reconhecê-los, como sujeitos com cultura (s) própria (s), com trajetória histórica, geralmente, marcada pela exclusão e a imposição da cultura dominante ouvinte e, com uma língua visuoespacial. A partir destes aspectos, ressaltamos o surdo como sujeito histórico, cultural e com uma língua própria, no caso específico do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, ancorados nos pressupostos da pesquisa qualitativa, realizamos uma pesquisa. A partir das reflexões em torno da temática referida reafirmamos a importância e a necessidade do desenvolvimento de uma didática cultural surda para os alunos surdos.