A DIAGNOSE: IMPORTANTE ALIADA DA ESCOLA

Autores

  • Firmino Cardoso Pereira Universidade Federal de Goiás
  • Elci Ferreira Mendes Piochon Universidade Federal de Goiás

Resumo

O estágio realizado pelo estagiário é extremamente importante, pois além de ser um pré-requisito para obtenção do título de licenciado, permite ao acadêmico conhecer o dia a dia da escola. Uma das etapas do estágio é fazer a diagnose da escola campo. Após esta etapa, o estagiário possui em mãos valiosas informações sobre o funcionamento da escola. O presente trabalho objetiva apresentar dados parciais da diagnose realizada na escola Estadual Serafim de Carvalho, no município de Jataí (GO). A coleta de dados foi realizada entre os meses de abril a maio de 2010 e utilizou para a coleta de dados um roteiro proposto por Libâneo (2004) e adequado à realidade da escola por nós. O roteiro envolve coleta de dados que vão desde a caracterização sócia econômica da escola, passando pelas estruturas física e organizacional, e organização didática - pedagógica. Baseando-nos em dados coletados, podemos afirmar que a diagnose permite aos estagiários o contanto com o ambiente escolar e sua realidade, evidência os problemas e os sucessos dos projetos e programas desenvolvidos. Até o presente momento podemos afirmar que a os jogos exercem um papel fundamental na formação inicial do futuro professor bem como iniciar o processo de construção da identidade profissional do futuro professor.Referências BibliográficasLibâneo, J. C.. Organização e gestão da Escola: Teoria e Prática, ed. Alternativa 5ª edição, 2004.

Downloads

Publicado

23.03.2023

Como Citar

CARDOSO PEREIRA, F.; FERREIRA MENDES PIOCHON, E. A DIAGNOSE: IMPORTANTE ALIADA DA ESCOLA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 115–116, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/136. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente