APRENDIZAGEM SOBRE/COM A TERMINOLOGIA: FOCO EM INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

Autores

  • Flavia Magalhães Amaral IFG
  • Daniella de Souza Bezerra IFG

Resumo

O processo de legitimação de um profissional de uma dada área pressupõe o domínio de sua terminologia (CABRÉ, 1999; SAGER,1999; Krieger & Finatto ,2004). Na qualidade de alunos e professores do curso de Tecnologia em Sistemas deInformação do Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Jataí, observamos e vivenciamoso quanto a terminologia desse cursoincorpora e usatermos cunhados nesse idioma, sendo que significativa parte deles não possui um correspondente em nossa Língua Materna. A fim de propor um encaminhamento para essa problemática, faz-se necessário,além de um eficiente trabalho nas aulas do curso, recorrer a Terminografia com vistas a elaborar umproduto terminológico capaz de reunir a terminologia em Inglês desse curso. Propomos, então, elaborar um glossário,vez que ele constitui um inventário terminológico, de caráter seletivo que tem como finalidade registrar e definir termos de domínios científicos, técnicos ou culturais, independentemente do suporte material em que se apresenta. Neste trabalho, trazemos uma contribuição para o próspero glossário do curso em questão, a saber, a catalogação e definição de 353 termos para a disciplina Introdução a Sistemas de Banco de Dados a partir da análise deNavathe & Elmasri (2005).

Downloads

Publicado

23.03.2023

Como Citar

MAGALHÃES AMARAL, F.; DE SOUZA BEZERRA, D. APRENDIZAGEM SOBRE/COM A TERMINOLOGIA: FOCO EM INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE BANCO DE DADOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 271–285, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/156. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem e cognição no ensino-aprendizagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)