A CIÊNCIA QUE VOCÊ FAZ SERVE PARA QUÊ E PARA QUEM? REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO ACADÊMICA NA SOCIEDADE DO CAPITAL

Autores

  • Maria Eduarda Moraes da Silva Universidade Federal de Jataí
  • Fernando Santos Universidade Federal de Jataí

Resumo

O nosso objetivo, passa pela avaliação dos alcances de uma nova pedagogia da hegemonia na conformação de aspectos ideopolíticos que expressam na produção das ações das frações dominantes da sociedade, na construção do conhecimento científico e seus reflexos nas práticas pedagógicas. Partindo da análise documental e aprofundamento teórico metodológico, localizamos, nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e de ações do programa Jovem Pesquisador da mesma Instituição, nossos objetivos específicos como avaliação do perfil do egresso desejado dos cursos de bacharelado, prevalência de concepções empreendedoras e incorporações de princípios da nova gestão pública no interior da universidade. A fundamentação teórica-metodológica vincula a crítica da economia política em Marx (2013, 2014 e 2017), para uma aproximação das principais influências ideológicas do projeto societário que expressam no desenvolvimento das forças produtivas materiais - moldando, assim, o perfil da comunidade acadêmica e de docentes. As expressões, criatividade, empreendedorismo, eficiência, inovação dentre outras podem ser compreendidas, em seu conjunto, no desenvolvimento de pesquisas, atividades de ensino, de extensão e na gestão do aparato burocrático, essa última com grande tendência a adoção explícita em suas atividades, quase que exclusivamente, para atendimento das demandas do modo de produção capitalista.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

MORAES DA SILVA, M. E.; SANTOS, F. A CIÊNCIA QUE VOCÊ FAZ SERVE PARA QUÊ E PARA QUEM? REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO ACADÊMICA NA SOCIEDADE DO CAPITAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 189–197, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2160. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação, finalidades educativas da escola, currículo e avaliação