SEYMOUR PAPERT E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Elizabeth Eduarda Alves Costa Universidade Federal de Jataí
  • Fernando Santos Universidade Federal de Jataí

Resumo

Nas últimas décadas tem havido uma ofensiva sobre a educação e a escola. Sob um diagnóstico de crise da escola dita tradicional, defende-se outros modelos de estrutura e funcionamento da escola e do trabalho docente com um discurso de modernização e eficiência. Considerando este contexto, este texto tem como objetivo: identificar e compreender o projeto de educação da Rede Estadual de Goiás entre 2011 e 2014. Metodologicamente, foi realizado um levantamento de documentos produzidos no recorte temporal citado em sites ligados a Secretaria Estadual de Educação. Foram identificados dois documentais centrais: Pacto pela Educação e Programa Reconhecer. A análise dos documentos revela que há consonância entre aquilo que fora defendido como necessidade de reforma da educação goiana e o apregoado pelos organismos internacionais. De forma indireta, os documentos apontam que a melhoria da educação seria decorrente de mudanças na gestão e avaliação externa e que o foco deveria ser na aprendizagem do estudante. Neste artigo, destaca-se o Programa Reconhecer que provocou efeitos na responsabilização do docente pelos resultados obtidos nas avaliações externas e bônus àqueles que atingiram metas. A pesquisa apontou para a adoção pela Rede Estadual Goiana de Educação aos princípios do estado gestor.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

EDUARDA ALVES COSTA, E.; SANTOS, F. SEYMOUR PAPERT E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 221–226, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2163. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação, finalidades educativas da escola, currículo e avaliação