EDUCAÇÃO POPULAR: ONDE SE ENCONTRA NA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA BRASILEIRA?

Autores

  • Aladir Ferreira da Silva Junior aladir.junior@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Rita Rodrigues de Souza rita.souza@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais mara.morais@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Luan Antônio de Morais luan.antonio@estudantes.ifg.edu
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Aline da Costa Luz aline.luz@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Leizer Fernandes Moraes leizer.moraes@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí

Resumo

Com este trabalho, buscou-se compreender a presença de princípios da Educação Popular (EP) em programas de mestrado e doutorado profissionais em Educação para Ciências e Matemática (PGECM) no Brasil, de 2015 a 2024. A pesquisa é documental, bibliográfica e de natureza quantitativa e qualitativa, desenvolvida a partir da análise de documentos dos sites dos programas de pós-graduação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Plataforma Sucupira. Os resultados indicam que, mesmo de forma esparsa, há várias evidências de Educação Popular nos documentos analisados, o que estimula um aprofundamento da pesquisa nesse campo.

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Publicado

10.12.2025

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Como Citar

FERREIRA DA SILVA JUNIOR, Aladir; RODRIGUES DE SOUZA, Rita; DE SOUZA RODRIGUES MORAIS, Mara Rúbia; ANTÔNIO DE MORAIS, Luan; DA COSTA LUZ, Aline; FERNANDES MORAES, Leizer. EDUCAÇÃO POPULAR: ONDE SE ENCONTRA NA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA BRASILEIRA?. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 74–85, 2025. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2986. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Linguagem, cultura, sociedade, inclusão, diversidade e construções identitárias

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