ÁGUA NATURAL COMO ALTERNATIVA PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Anna Gabriella da Silva Oliveira Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí
  • Lívia Maria Araújo Soares Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Gildiberto Mendonça de Oliveira Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Wesley Fernandes Vaz

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor aulas experimentais para alunos do ensino médio utilizando a água natural como tema para discutir conceitos como: condutividade, dureza da água, tratamento de água e determinação de cloro residual, enfatizando-se questões ambientais e sociais. Os resultados mostraram que os experimentos sobre condutividade e tratamento de água natural se destacaram devido aos efeitos visuais marcantes. Verificou-se que o tema gerador ajudou no processo de aprendizagem dos alunos por despertar o interesse dos alunos para o entendimento dos conceitos. Considerando-se a contextualização do tema, este permitiu a discussão de questões ambientais a respeito do uso da água contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de que a água é indispensável para a sobrevivência dos seres vivos.

Downloads

Publicado

2011-10-01

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, A. G.; ARAÚJO SOARES, L. M.; MENDONÇA DE OLIVEIRA, G.; FERNANDES VAZ, W. ÁGUA NATURAL COMO ALTERNATIVA PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 161–170, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/336. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Química