O BOM PROFESSOR “CONTINUA A APRENDER”: ANALISANDO AS CRENÇAS DE UMA FORMANDA EM LETRAS (INGLÊS) ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
Neste trabalho apresentamos algumas crenças de uma aluna formanda em Letras (Inglês) da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, sobre o ensino/aprendizagem de língua inglesa. O estudo faz parte do projeto de pesquisa “Desvendando as crenças sobre ensino/aprendizagem de língua inglesa de alunos, ingressantes e concluintes, de Letras (Inglês): um estudo comparativo”. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, dentro da qual optamos pelo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados empregados foram questionário semi-aberto, narrativa e entrevista semi-estruturada. As crenças da acadêmica participante foram classificadas em cinco categorias: Crenças sobre ensino/aprendizagem de inglês; Crenças sobre o bom professor de inglês; Crenças sobre o bom aluno de língua inglesa; Crenças sobre o lugar ideal para se aprender inglês; e Crenças sobre o curso de Letras (Inglês). Os resultados sugerem que a aluna parece acreditar que: a pronúncia é extremamente relevante; o bom professor de inglês se preocupa com a educação continuada; o bom aluno de língua inglesa deve ser autônomo; e é importante ter estudado a língua inglesa antes de ingressar no curso de Letras (Inglês).