PROFESSORES DA ÁREA TÉCNICA E GARIMPOS PARA A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE INGLÊS PARA OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFG-CAMPUS JATAÍ
Resumo
Tem-se testificado nestes últimos anos, o crescimento exponencial e a ressignificação do perfil da ação acadêmica da Rede Federal de Educação profissional, científica e tecnológica, o que tem provocado em nós algumas inquietações no tocante ao Inglês a ser ensinado nos recém-criados cursos de nível médio integrado ao técnico. Tal novidade implica tanto na carência de documentos oficiais, literatura e relatos de prática que sirvam de parâmetro e dimensionem, dentre outras coisas, as idiossincrasias do currículo de inglês almejado quanto a necessidade dos professores lidarem com o desafio de aprender a aprender. Frente à um projeto de ensino médio integrado à educação profissional sob os princípios do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, é desejado discutir a integração de conhecimentos gerais e específicos correspondentes à formação básica e profissional (BRASIL, 2006; 2007). Nessa linha, este trabalho objetiva equacionar a reflexão dos professores da área técnica dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Jataí, em que pese ao entendimento do currículo de inglês necessário para a futura atuação dos formandos no mercado de trabalho da área e para, é claro, a vida com vistas a subsidiar a elaboração (ALMEIDA FILHO, 1989) de material didático para a disciplina Inglês.