O TRABALHO DOCENTE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Amanda Angélica Rodrigues Paniago Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí
  • Rita Rodrigues de Souza Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí

Resumo

A qualidade da atuação docente é construída mediante processos de formação iniciais e continuados em que sejam assegurados “um complexo articulado de elementos formativos, produzidos pelo cultivo de sua subjetividade, que traduzam competência epistêmica, técnica e científica, criatividade estética, sensibilidade estética e criticidade política”, conforme Severino (2007, p. 131). Assim, os resultados apresentados neste trabalho podem contribuir sobremaneira para a atuação profissional do docente do IFG que atua na Iniciação Científica (IC-Jr) de forma ampla, e também com outros professores que desejem dialogar sobre esse tema. Constataram-se vários benefícios da realização desta pesquisa, entre eles: a construção de conhecimentos sobre a formação de jovens pesquisadores no Ensino Médio Integrado (EMI); obtenção de subsídios que podem contribuir para a elaboração de materiais de apoio, como por exemplo: manuais de metodologia científica, dicionários técnicos, livros didáticos entre outros; possibilitou, sobretudo, um momento de reflexão para o professor-orientador para repensar a prática que vem desenvolvendo tanto com os alunos que orienta diretamente, quanto na lida cotidiana da sala de aula no EMI.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

RODRIGUES PANIAGO, A. A.; RODRIGUES DE SOUZA, R. O TRABALHO DOCENTE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/384. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente