UM POUCO ALÉM DA LEITURA INSTRUMENTAL: O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA(INGLÊS) NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES DO IFG-CÂMPUS JATAÍ

Autores

  • Daniella de Souza Bezerra Instituto Federal de Goiás
  • Daniela Ferreira Rodrigues Instituto Federal de Goiás

Resumo

Com a intenção de coletar subsídios para o processo de ensino e aprendizagem do componente curricular Língua Estrangeira- Inglês (CCLE-I) aos alunos do curso técnico integrado em Edificações (CTIE) do IFG,campus Jataí, conjecturou-se a necessidade de materialdidático o qual possa abarcar, dada a lacuna no mercado editorial, a especificidade dessa área profissionalcom vistas a aperfeiçoar o inglês dos futuros formandos para que tenham umdiferencial a mais no mundo do trabalho e no exercício da cidadania. Posto que em situações de elaboração de material didático é de práxis ouvir a comunidade alvo, este trabalho objetiva trazersubsídiosempíricos oriundos dos professores técnicos e alunos do curso de edificações do campus em análise bem como de empresas da região com vistas a avalizar a necessidade e tipologia de um próspero material didático.Para isto, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas para professores e empresas equestionário fechado, o qual foi aplicado para os alunos das três séries do CTIE. Os resultados evidenciam que a língua inglesa é considerada como um importante conhecimento para a inserção no mundo do trabalho e para as outras atividades e contextos da vida, sendo o domínio dessa língua tida como um diferencial. Logo, um material didático para o CCLE-I em questão seria bem-vindo, se feito levando em consideração uma ênfase na habilidade de leitura para fins específicos e genéricos.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

DE SOUZA BEZERRA, D.; FERREIRA RODRIGUES, D. UM POUCO ALÉM DA LEITURA INSTRUMENTAL: O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA(INGLÊS) NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES DO IFG-CÂMPUS JATAÍ. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/397. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Linguagem e cognição no ensino-aprendizagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)