LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO NOS EFEITOS E SENTIDO DESSAS PRÁTICAS.

Autores

  • Elita Assis de Limas Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jatai
  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Goiás-Câmpus Jatai

Resumo

O presente artigo tem por objetivo verificar se, nas aulas de matemática do Ensino
Fundamental II, a leitura e escrita são utilizadas no processo de aquisição dos conteúdos e
conceitos matemáticos. E de que forma, se são utilizadas, podem produzir efeitos e sentidos
na compreensão da linguagem matemática. Para fundamentar a pesquisa, que está em
andamento, buscou referenciais teóricos relevantes da leitura e da escrita no ensino da
matemática e construiu um breve histórico dos primeiros indícios da utilização dessa ciência
na antiguidade. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo por compreender
atividades de investigação como um processo de percepção e explicação das relações sociais
e sua dinâmica. Verificou-se que a leitura na sala de matemática se limita aos conteúdos do
livro didático, os alunos e a professora leem os textos referentes aos assuntos da aula, como
por exemplo, os conceitos e definições de equações, sistemas de equações e inequações e a
escrita está relacionada ao registro dos cálculos matemáticos. Percebeu-se que a leitura e a
escrita dos conceitos e códigos matemáticos intimamente veiculado à língua portuguesa se
torna indispensável.

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

ASSIS DE LIMAS, E.; LIMA DE ASSIS PIRES, L. LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO NOS EFEITOS E SENTIDO DESSAS PRÁTICAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 185–198, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/480. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

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