LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO NOS EFEITOS E SENTIDO DESSAS PRÁTICAS.
Resumo
O presente artigo tem por objetivo verificar se, nas aulas de matemática do Ensino
Fundamental II, a leitura e escrita são utilizadas no processo de aquisição dos conteúdos e
conceitos matemáticos. E de que forma, se são utilizadas, podem produzir efeitos e sentidos
na compreensão da linguagem matemática. Para fundamentar a pesquisa, que está em
andamento, buscou referenciais teóricos relevantes da leitura e da escrita no ensino da
matemática e construiu um breve histórico dos primeiros indícios da utilização dessa ciência
na antiguidade. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo por compreender
atividades de investigação como um processo de percepção e explicação das relações sociais
e sua dinâmica. Verificou-se que a leitura na sala de matemática se limita aos conteúdos do
livro didático, os alunos e a professora leem os textos referentes aos assuntos da aula, como
por exemplo, os conceitos e definições de equações, sistemas de equações e inequações e a
escrita está relacionada ao registro dos cálculos matemáticos. Percebeu-se que a leitura e a
escrita dos conceitos e códigos matemáticos intimamente veiculado à língua portuguesa se
torna indispensável.