UTILIZAÇÃO DO ÁBACO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Geraldo Borges Martins Neto Universidade Federal de Goiás – Regional Jatai-UFG
  • Ronderson Teles Fonseca Universidade Federal de Goiás – Regional Jatai-UFG
  • Valéria Alves Ribeiro Escola Municipal Luziano Dias – Jatai
  • Adriana Aparecida Molina Gomes Universidade Federal de Goiás – Regional Jatai-UFG

Resumo

O presente resumo trata de um recorte do trabalho desenvolvido pelo subprojeto do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí. O trabalho foi
desenvolvido no Ensino Fundamental II em um colégio da rede municipal de ensino. Em uma
das ações realizadas, foi feita uma oficina utilizando o ábaco. O objetivo era ensinar os alunos
a representarem e a calcularem as quatro operações, em especial a multiplicação de números
inteiros. Para tanto, solicitou-se que registrassem suas ideias e cálculos por escrito. Percebeuse que a oficina contribuiu para que os alunos percebessem o “jogo de sinais”, apesar das
dificuldades iniciais em manipularem o ábaco. Acredita-se que essa oficina os auxiliou na
compreensão das quatro operações básicas.

Downloads

Publicado

01.10.2016

Como Citar

BORGES MARTINS NETO, G.; TELES FONSECA, R.; ALVES RIBEIRO, V.; MOLINA GOMES, A. A. UTILIZAÇÃO DO ÁBACO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 281–287, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/537. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)