PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE EJA
Resumo
Pesquisas revelam que a metodologia adotada na EJA ou no ensino médio dito regular se
assemelham no sentido de desenvolver como principal prática, aulas expositivas pouco
contextualizadas e problematizadas, dificultando o diálogo entre alunos e professores. Nesse
sentido, buscando identificar as dificuldades enfrentadas pelo aluno da EJA em seu processo
de aprendizagem, esse trabalho teve como objetivo acompanhar individualmente um aluno da
EJA, analisando por meio de questionários suas dificuldades em relação aos conteúdos
trabalhados na disciplina de Química. Essa pesquisa foi dividida em três etapas, constituída de
acompanhamento inicial, intermediário e final, sendo desenvolvida no 1º semestre de 2016
em um colégio da cidade de Jataí/GO. Após análise das respostas obtidas do aluno, culminou
-se na produção de uma proposta metodológica, esse material é formado por quatro questões
contextualizadas, que apresentam no enunciado a relação de conceitos químicos com a atual
profissão do aluno, a proposta também apresenta textos curtos e direcionados a construção
civil. Ao término da pesquisa observou-se a importância e a necessidade em priorizar a
utilização de práticas metodológicas relevantes ao contexto em que o aluno se insere,
ampliando a capacidade de compreensão do mesmo.