CINEMA E LITERATURA: "VIDAS SEVERINAS" EM TEMPOS DE DESLOCAMENTOS E (IN) CERTEZAS

Autores

  • Maria José Ferreira de Moraes Universidade Federal de Goiás
  • Rosângela Mendonça de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Douglas Soares Freitas Universidade Federal de Goiás
  • Suely Santos Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

Cinema, educação e literatura, abordados neste artigo, enfatizam como as artes contribuem nesse contexto atípico, desolador e enigmático que vivenciamos. O tema não foi esgotado, mas contribuímos para o debate sobre os desafios que enfrentamos no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Abordamos recursos que minimizam diferenças sociais e culturais decorrentes da frequência não presencial à escola. O cinema e a literatura são ferramentas mediadas por educadores/profissionais que potencializam saberes diversos. Morte e Vida Severina reflete como as pessoas vivenciam há mais de 60 anos realidades fundidas nos séculos XX e XXI. O objetivo é debater progressos e retrocessos que o povo brasileiro, especialmente o sertanejo, sofrem ao longo de décadas com a falta relativa e às vezes total de condições de vida digna. O cinema e literatura auxiliam na aprendizagem, ampliam o capital cultural. A abordagem metodológica é a praxiológica, de Pierre Bourdieu, a qual consiste em pensar as categorias de análise de forma relacional. Os resultados indicam que a literatura e o filme podem facilitar a apropriação do capital cultural dos estudantes especialmente os(as) Severinos(as) fictícios e reais que representam a dura realidade do povo brasileiro menos favorecido economicamente e que enfrentam mazelas do descaso das políticas públicas.

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

FERREIRA DE MORAES, M. J.; MENDONÇA DE OLIVEIRA, R.; SOARES FREITAS, D.; SANTOS SILVA, S. CINEMA E LITERATURA: "VIDAS SEVERINAS" EM TEMPOS DE DESLOCAMENTOS E (IN) CERTEZAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 100–111, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/594. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade