CINEMA NA ESCOLA: AMPLIAÇÃO DO CAPITAL CULTURAL E ARMADILHAS DOS PRODUTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL

Autores

  • Douglas Soares Freitas Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente trabalho trata da temática do cinema na sala de aula, assunto relevante nesse momento pandêmico, no qual o audiovisual vem sendo uma estratégia/instrumento mediador do processo de ensino aprendizagem. Nosso objetivo foi analisar pelo viés sociológico como se dá a aquisição de capital cultural por meio das práticas que envolvem o cinema, o filme e as diversas expressões audiovisuais. Contrapomos, também, o pensamento com a reflexão sobre elementos da indústria cultural que permeia esse espaço simbólico de maneira sistemática e muito forte. Os autores utilizados para realização desse estudo foram Adorno (1985, 1987, 1995, 2020), Bourdieu (1994, 2000, 2011, 2015, 2019), dentre outros. A metodologia utilizada foi a bibliográfica. Com base nos conceitos advindos da teoria praxiológica de Bourdieu, assim como conceitos de Adorno, pensador da Teoria Crítica, chegamos à conclusão de que a presença do cinema na escola é, sim, muito importante. Ele constitui o capital cultural a ser disponibilizado. Mesmo assim, convém que os docentes estejam atentos aos produtos da Indústria Cultural para tratá-los de forma crítica.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

SOARES FREITAS, D. CINEMA NA ESCOLA: AMPLIAÇÃO DO CAPITAL CULTURAL E ARMADILHAS DOS PRODUTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 112–123, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/595. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade

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