HIPERMÍDIA NO ENSINO DE FÍSICA: PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO

Autores

  • Wagner Pereira Lopes Instituto Federal de Goiás
  • Fabricio Vieira Campos Instituto Federal de Goiás
  • Karine de Assis Oliveira Soares Instituto Federal de Goiás

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre a construção e aplicação de uma hipermídia para o ensino de física na terceira série do Ensino Médio. O trabalho teve como motivação inicial uma atividade da disciplina de Análise de Recursos Didáticos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática do Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí. O trabalho objetivou verificar como o sistema de hipermídia pode auxiliar no ensino de física e sua possibilidade em promover a aprendizagem significativa sobre o efeito fotoelétrico. A base teórica que norteou a construção e aplicação desse recurso foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A avaliação da aprendizagem ocorreu por meio da construção de mapas conceituais. Como resultado foi identificado que o recurso atingiu o objetivo, isto é, proporcionou o aprendizado do efeito fotoelétrico e seus principais elementos e características em parte dos alunos. Durante a aplicação e posteriormente a avaliação da aprendizagem realizada por meio da construção de mapas conceituais também foram identificada dificuldades como dispersão na internet de alguns alunos e a utilização de outros materiais que não somente a hipermídia. Dos cinco mapas conceituais construídos, verificamos que em três há indícios de aprendizagem significativa dos respectivos autores.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

PEREIRA LOPES, W.; VIEIRA CAMPOS, F.; DE ASSIS OLIVEIRA SOARES, K. HIPERMÍDIA NO ENSINO DE FÍSICA: PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 478–493, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/720. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)