AS AÇÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO ENVOLVENDO ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Karolyne Monteiro Mendonça Universidade Federal de Jataí
  • Jéssica Ferreira Tolentino Universidade Federal de Jataí
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Jataí

Resumo

Os Conselhos Municipais de Educação (CME) são um importante ente na configuração da organização democrática e participativa dos sistemas municipais de educação. Com base nessa premissa, a pesquisa, inserida em duas pesquisas de âmbito estadual e nacional, teve por objetivo analisar as ações do CME de Jataí – GO para a organização do ensino e a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, em etapa final de sistematização e de análise, nos arquivos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educativas (NUFOPE) sendo este um (Grupo de Pesquisa Formação de professores e práticas educativas - UFJ) o qual tem inventariado periodicamente a produção do CME de Jataí e percebeu-se que no que se refere à alfabetização, este Conselho tem normatizado a abertura de turmas, organização do ensino fundamental em nove anos, Diretrizes Curriculares entre práticas, porém limita-se a ações normativo-burocráticas demandadas pela Secretaria Municipal de Educação esvaziando o potencial propositivo e mobilizador dos Conselhos.

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Publicado

27.10.2023

Como Citar

MONTEIRO MENDONÇA, K.; FERREIRA TOLENTINO, J.; DE OLIVEIRA, C. A. V. AS AÇÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO ENVOLVENDO ALFABETIZAÇÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 223–231, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/756. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

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