O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA DO ENSINO

Autores

  • Josiane Souza Silva Universidade Federal de Jataí
  • Nilza Aparecida Lopes Alves Universidade Federal de Jataí
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Jataí

Resumo

Os Conselhos Municipais de Educação são instâncias fundamentais para a gestão democrática e participativa da educação nas cidades, pois podem atuar como “caixa de ressonância” entre o poder executivo e a sociedade civil organizada. Considerando esse pressuposto, o presente texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa que buscou compreender como as ações do Conselho Municipal de Jataí (CME) – GO tem contribuído para a qualidade socialmente referenciado do ensino. Diante disso, foi realizada pesquisa bibliográfica-documental no acervo do NUFOPE (Grupo de Estudos Formação de Professores e Práticas Educativas) – UFJ que guarda a produção documental do CME/Jataí e sistematicamente a atualiza. Foram encontradas resoluções e pareceres que podem apontar indícios para a organização da educação com vistas a qualidade socialmente referenciada do ensino. Preliminarmente, podemos afirmar que há avanços percebidos nos documentos, porém essa produção ainda é limitada diante do potencial do CME na gestão da educação nos municípios.

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Publicado

27.10.2023

Como Citar

SOUZA SILVA, J.; LOPES ALVES, N. A.; DE OLIVEIRA, C. A. V. O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA DO ENSINO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 254–263, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/761. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula