O JOGO DE ESTOCÁRTIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA

Autores

  • Hyanka Cezario de Paula Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Emiliana Batista de Oliveira Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Ronderson Teles Fonseca Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Raylla Rodrigues Santos Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Grace Kelly Souza Carmo Goulart Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Adriana Aparecida Molina Gomes Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Resumo

Este resumo é um recorte do trabalho desenvolvido pelo subprojeto PIBID de matemática da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, em um colégio da rede municipal de Jataí-GO.O trabalho foi desenvolvido com alunos dos 7º e 9º anos do ensino fundamental. Teve-se como objetivos: apresentar o uso do baralho como proposta didática pedagógica na fixação de conceitos de estatística: média, moda e mediana; proporcionar aos alunos uma maior compreensão dos conteúdos matemáticos estudados; trocar experiências e saberes profissionais relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. A aplicação do jogo possibilitou a aprendizagem dos conceitos pelos alunos, bem como tem proporcionado contato dos pibidianos com o cotidiano escolar, o que tem possibilitado a melhoria das práticas, o crescimento pessoal e profissional dos futuros docentes.

Downloads

Publicado

30.10.2023

Como Citar

DE PAULA, H. C.; BATISTA DE OLIVEIRA, E.; TELES FONSECA, R.; RODRIGUES SANTOS, R.; SOUZA CARMO GOULART, G. K.; MOLINA GOMES, A. A. O JOGO DE ESTOCÁRTIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 203–208, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/809. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)