Sobre a Revista
A RNEP-Linguagem, em formato eletrônico, é um periódico acadêmico-científico, criado em 2023 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (NEP-Linguagem) do Câmpus Valparaíso de Goiás, do Instituto Federal de Goiás (IFG). O periódico visa publicar anualmente números temáticos, ou atemáticos, compostos por artigos, resenhas, traduções, relatos de experiência e/ou entrevistas em português, inglês, espanhol e francês. O periódico objetiva promover e divulgar trabalhos produzidos no campo dos estudos de uma das três linhas de pesquisa do NEP-Linguagem:
a) Linguagem, sociedade e interação:
De forma geral, este campo de estudo visa discutir como a linguagem contribui para o desenvolvimento da interação social, bem como pontuar concepções teóricas sobre o papel da linguagem no processo dos tipos de socialização dos atores sociais; Refletir, ainda, sobre questões do ponto de vista dos estudos da linguagem como prática social, promovendo inclusive a interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento.
b) Linguagem, mídias e tecnologias educacionais:
De forma geral, este campo de estudo trata sobre a implementação e reflexão sobre mídias e tecnologias no processo educacional, implicando o uso de diversas linguagens no ensino e na aprendizagem de conhecimentos. E, ainda, este campo visa refletir sobre questões do ponto de vista dos estudos da linguagem como prática social, propondo alternativas para criação, produção e uso de materiais didáticos, mídias e tecnologias educacionais.
c) Linguagem e educação:
De forma geral, este campo de estudo trata sobre o processo educacional, contribuindo para a compreensão das seguintes questões: representações, enquadres sociais, estratégias para a compreensão textual, discurso de grupos minoritários e/ou em situação de vulnerabilidade social, identidades, ideologias, decolonização do saber no que se refere à relação entre os estudos da linguagem em diferentes níveis, etapas e modalidades da educação.
Sobre a política de submissão e avaliação dos trabalhos:
A RNEP-Linguagem considera pertinentes os seguintes critérios:
1) Relação do trabalho com uma das linhas de pesquisa do NEP-Linguagem;
2) Cumprimento das normas de submissão do periódico;
3) Descrição clara e coerente dos objetivos, propósitos e dos resultados do trabalho;
4) Relevância teórica e científica do trabalho para o campo dos estudos de uma das três linhas de pesquisa do NEP-Linguagem;
5) Qualidade da organização textual (linguagem empregada, coesão, coerência, clareza).
6) A avaliação aberta é adotada somente quando autor e avaliador explicitarem o desejo de interação direta. O autor deve informar sua opção no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento suplementar SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO). O avaliador deve informar sua opção quando indicar sua disponibilidade para avaliação.
Sobre a política de ética e regulamento:
Deveres da RNEP-Linguagem: É objetivo da RNEP-Linguagem ter compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Prezamos, portanto, por um comportamento ético de todos os envolvidos na publicação na RNEP-Linguagem: autores, equipe de editoria, pareceristas, entre outros envolvidos. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento que seja antiético.
Deveres da Equipe Editorial: É objetivo da equipe decidir quais artigos submetidos à RNEP-Linguagem devem ser publicados. Para tal decisão, a equipe é guiada pelas políticas decididas por todas as partes envolvidas, inclusive pelas políticas da Editora IFG. A RNEP destaca que as políticas obedecem às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio, respeitando a transparência e a confidencialidade.
Trabalhos com conflitos de interesse: A equipe deve recusar avaliar os trabalhos em que haja conflitos de interesse por questões competitivas, ou outros relacionamentos ou ligações com um dos autores, empresas ou instituições vinculadas ao trabalho.
Sobre a política de privacidade:
Os dados pessoais informados para a Comissão Científica da revista eletrônica serão usados exclusivamente para os serviços prestados de publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.