Sobre a Revista
Em formato eletrônico, a Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (RNEP-Linguagem), vinculada ao Câmpus Valparaíso de Goiás do Instituto Federal de Goiás (IFG), é um periódico em português, criado em 2023 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Linguagem (NEP-Linguagem), com o objetivo de promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos da linguagem como prática social, promovendo, inclusive, a interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento e alinhando, também, os estudos da linguagem com as tecnologias e materiais didáticos e técnico- científicos.
A RNEP-Linguagem se constitui, sobretudo, de artigos inéditos, resenhas e entrevistas redigidos por pesquisadores e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais. Os trabalhos devem, de alguma forma, ter relação com uma das linhas de pesquisa do NEP-Linguagem:
a) Linguagem, sociedade e interação;
b) Linguagem, mídias e tecnologias educacionais;
c) Linguagem e educação.
Edição Atual
O lançamento do primeiro número da Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (RNEP-Linguagem) marca a concretização de um intenso esforço coletivo, resultado do trabalho incansável e da dedicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (NEP-Linguagem). Este marco foi possível graças à parceria exemplar da equipe editorial e dos pareceristas, desde o início com o I Seminário Brasileiro sobre Estudos Linguísticos, Literários, Educacionais e Novas Tecnologias (I SeBLinLEduTec) em 2022, até a culminação do projeto na Jornada Científica de 2024. A revista reflete o compromisso do NEP-Linguagem com a promoção de debates interdisciplinares sobre a linguagem como prática social.
O volume inaugural, composto por sete artigos, reflete a diversidade das linhas de pesquisa do NEP-Linguagem: Linguagem, Sociedade e Interação; Linguagem, Mídias e Tecnologias Educacionais; e Linguagem e Educação. Os artigos abordam temas variados, desde processos de alfabetização e letramento sob a ótica de Paulo Freire até análises histórico-culturais e investigações sobre o impacto das tecnologias na educação. Os textos exploram a interação entre linguagem, sociedade e tecnologia, destacando perspectivas inovadoras em seus campos. Este primeiro número convida a comunidade acadêmica a desfrutar de uma leitura enriquecedora e a participar desse diálogo científico.
Edição completa
Artigos
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONCEPÇÃO FREIRIANA
Visualizações do artigo: 274 PDF downloads: 235 -
ENTRE O HEBRAICO E O ARAMAICO NO TEXTO BÍBLICO: UM ESTUDO COMPARATIVO
Visualizações do artigo: 264 PDF downloads: 197 -
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTERATIVIDADE DIGITAL NA CRIAÇÃO DE LIVROS DIGITAIS
Visualizações do artigo: 81 PDF downloads: 52 -
A INTERATIVIDADE TECNOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA DAR VOZ A AUTORAS INDÍGENAS
Visualizações do artigo: 55 PDF downloads: 41 -
“REFLORESTANDO MENTES PARA A CURA DA TERRA” A EDUCAÇÃO ENQUANTO FORMAÇÃO HUMANA E CONSTITUINTE DE SUJEITOS ECOLÓGICOS
Visualizações do artigo: 96 PDF downloads: 117 -
O "GIRO ESTÉTICO DECOLONIAL" EM O MUNDO SE DESPEDAÇA, DE CHINUA ACHEBE
Visualizações do artigo: 144 PDF downloads: 167 -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONECT@DOS NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIGITAIS
Visualizações do artigo: 227 PDF downloads: 114

