Sobre a Revista

Em formato eletrônico, a Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (RNEP-Linguagem), vinculada ao Câmpus Valparaíso de Goiás do Instituto Federal de Goiás (IFG), é um periódico em português, criado em 2023 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Linguagem (NEP-Linguagem), com o objetivo de promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos da linguagem como prática social, promovendo, inclusive, a interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento e alinhando, também, os estudos da linguagem com as tecnologias e materiais didáticos e técnico- científicos.

A RNEP-Linguagem se constitui, sobretudo, de artigos inéditos, resenhas e entrevistas redigidos por pesquisadores e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais. Os trabalhos devem, de alguma forma, ter relação com uma das linhas de pesquisa do NEP-Linguagem:

a) Linguagem, sociedade e interação;

b) Linguagem, mídias e tecnologias educacionais;

c) Linguagem e educação.

Edição Atual

v. 1 n. 1 (2024): RNEP- Linguagem
Homem negro de óculos cercado de tecnologia, do nome Revista NEP-Linguagem, da logo do NEP-Linguagem e do Câmpus Valparaíso de Goiás do IFG

O lançamento do primeiro número da Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (RNEP-Linguagem) marca a concretização de um intenso esforço coletivo, resultado do trabalho incansável e da dedicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (NEP-Linguagem). Este marco foi possível graças à parceria exemplar da equipe editorial e dos pareceristas, desde o início com o I Seminário Brasileiro sobre Estudos Linguísticos, Literários, Educacionais e Novas Tecnologias (I SeBLinLEduTec) em 2022, até a culminação do projeto na Jornada Científica de 2024. A revista reflete o compromisso do NEP-Linguagem com a promoção de debates interdisciplinares sobre a linguagem como prática social.

O volume inaugural, composto por sete artigos, reflete a diversidade das linhas de pesquisa do NEP-Linguagem: Linguagem, Sociedade e Interação; Linguagem, Mídias e Tecnologias Educacionais; e Linguagem e Educação. Os artigos abordam temas variados, desde processos de alfabetização e letramento sob a ótica de Paulo Freire até análises histórico-culturais e investigações sobre o impacto das tecnologias na educação. Os textos exploram a interação entre linguagem, sociedade e tecnologia, destacando perspectivas inovadoras em seus campos. Este primeiro número convida a comunidade acadêmica a desfrutar de uma leitura enriquecedora e a participar desse diálogo científico.

Publicado: 2024-12-19

Artigos

Ver Todas as Edições