Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    Utilizar as regras da ABNT.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Ao usar as URLs nas referências, colocar local disponível e data de acesso.

Diretrizes para Autores

Quem pode contribuir:

  • Pesquisadores, professores, autores mestrandos, mestres ou doutores;
  • Alunos de graduação poderão submeter trabalhos, desde que em coautoria com o professor orientador;
  • Alunos de ensino médio poderão submeter trabalhos, desde que tenham realizado pesquisa de iniciação científica e submetam em coautoria com o professor orientador.

Atenção:

  1. Os trabalhos devem ser submetidos sem identificação autoral no arquivo, garantindo que se proceda à avaliação duplo-cega pelos examinadores ad hoc;
  2. A contribuição é original; não contém trechos transcritos de outros trabalhos meus e/ou do coautor; não foi submetida anteriormente a este periódico; e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  3. Os trabalhos recebidos para a publicação na Revista do NEP-Linguagem serão primeiramente avaliados pelo Conselho Editorial. Aqueles que não estiverem de acordo com o escopo da revista serão devolvidos aos autores e os demais serão encaminhados para os pareceristas ad hoc.
  4. Todos os trabalhos devem seguir o template da revista; 
  5. O artigo científico deve ter entre 15 e 20 páginas, já incluindo as referências bibliográficas e os anexos;
  6. A avaliação aberta é adotada somente quando autor e avaliador explicitarem o desejo de interação direta. O autor deve informar sua opção no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento suplementar SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO). O avaliador deve informar sua opção quando indicar sua disponibilidade para avaliação;
  7. O autor está ciente que o não preenchimento dessas condições acarreta a possibilidade de reprovação da submissão em qualquer momento do processo avaliativo.

COMO FAZER O ENCAMINHAMENTO DE SEU TRABALHO:

O autor deve realizar, primeiramente, o cadastro (Login/Senha) no site da revista RNEP-Linguagem. Para tal, deve clicar em “Acesso” na barra de menu (https://periodicos.ifg.edu.br/rnep/login); caso não esteja cadastrado na revista, clicar em “Não é um usuário? Registre-se no site”. Preencha corretamente o perfil, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). Após o preenchimento de suas informações, clique em “Cadastrar” no final da página para “salvar” as informações registradas.

Já dentro do sistema, clique em “Autor” para passar para a página de “Submissões Ativas”. Inicie uma Nova Submissão através do link “Clique aqui” para realizar os cinco passos básicos descritos abaixo:

 

1- Início: selecionar a seção apropriada para a submissão, a língua do manuscrito e confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral);

 

2- Transferência do manuscrito: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

 

3- Inclusão de metadados: indicar os dados – nome, e-mail, ORCID iD, instituição/afiliação, país, resumo da biografia (incluindo departamento, cidade, estado), título e resumo e palavras-chave do manuscrito, indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho submetido, com o número do respectivo processo;

 

4- Transferência de documentos suplementares:

Realizar a transferência do “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” (documento suplementar SEM O QUAL O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO).

A RNEP-Linguagem encoraja seus autores a compartilhar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. Objetiva-se com esse procedimento facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e das pesquisas.

Se necessário, o autor também deve realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, identificação do processo de ética que aprovou a realização da pesquisa, autorização de uso de imagem, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação da submissão: Concluir a submissão.

 

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, ainda que já publicados no repositório de preprints SciELO, são enviados à avaliação por pareceristas definidos pelos editores da revista.

Resenha

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.