Foi publicado o v.1 n.1 da RNEP-Linguagem

2024-03-06

Destacamos que a primeira edição da RNEP-Linguagem foi composta por 7 artigos científicos, em língua portuguesa.

Para a submissão do manuscrito, o texto precisava ter o mínimo de 15 páginas e o máximo de 20 páginas, já incluindo as referências bibliográficas, e seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Na submissão do artigo científico - com corpo textual no espaço de 1,5 e na versão doc (Microsoft Word)-, cada manuscrito foi encaminhado sem qualquer identificação pessoal, contendo até 5 autores.

O Resumo e abstract - em texto simples - têm de 150 a 300 palavras no máximo e três palavras-chave/keywords.

Os Gráficos, as tabelas etc. foram inseridos ao longo do texto do artigo científico.

Os artigos científicos NÃO ultrapassaram as 20 páginas e nem ficaram menor do que 15 páginas, por demandas editoriais.

Cada manuscrito seguiu uma das três linhas de pesquisa do NEP-Linguagem:

a) Linguagem, sociedade e interação:

De forma geral, este campo de estudo visa discutir como a linguagem contribui para o desenvolvimento da interação social, bem como pontuar concepções teóricas sobre o papel da linguagem no processo dos tipos de socialização dos atores sociais; Refletir, ainda, sobre questões do ponto de vista dos estudos da linguagem como prática social, promovendo inclusive a interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento.

b) Linguagem, mídias e tecnologias educacionais:

De forma geral, este campo de estudo trata sobre a implementação e reflexão sobre mídias e tecnologias no processo educacional, implicando o uso de diversas linguagens no ensino e na aprendizagem de conhecimentos. E, ainda, este campo visa refletir sobre questões do ponto de vista dos estudos da linguagem como prática social, propondo alternativas para criação, produção e uso de materiais didáticos, mídias e tecnologias educacionais.

c) Linguagem e educação:

De forma geral, este campo de estudo trata sobre o processo educacional, contribuindo para a compreensão das seguintes questões: representações, enquadres sociais, estratégias para a compreensão textual, discurso de grupos minoritários e/ou em situação de vulnerabilidade social, identidades, ideologias, decolonização do saber no que se refere à relação entre os estudos da linguagem em diferentes níveis, etapas e modalidades da educação.