ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONECT@DOS

NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIGITAIS

Autores

  • Dalva Ramos de Resende Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • Simone Figueral da Silva Carvalho Secretaria Estadual de Educação de Goiás https://orcid.org/0009-0003-5231-479X

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Jogos digitais

Resumo

O presente artigo emerge de uma pesquisa sobre como as novas tecnologias podem contribuir para a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na utilização dos jogos digitais para alfabetizar as crianças. Considerando a necessidade de melhoria nos índices de alfabetização no Brasil e as constantes inovações no campo tecnológico e científico, cabe a cada escola buscar meios para que seus alunos aprendam por meio de atividades mais atualizadas e significativas. Nesse contexto, estabelece-se a seguinte pergunta norteadora: Como a escola pode inserir as novas tecnologias, sobretudo os jogos digitais, nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental de maneira eficaz? O objetivo principal deste trabalho é promover uma discussão sobre a inserção das novas tecnologias nesse contexto, bem como refletir sobre o uso dos jogos digitais como recurso pedagógico na alfabetização.  A metodologia empregada configura-se como uma investigação qualitativa, de caráter teórico-reflexivo, a partir de uma pesquisa bibliográfica. Em linhas gerais, os resultados apontam que as novas tecnologias são fundamentais para a integração dos conhecimentos educacionais com as transformações que ocorrem no mundo e que os jogos digitais são recursos pedagógicos que contribuem efetivamente para o favorecimento de uma alfabetização mais participativa, envolvente e atualizada.

Biografia do Autor

Simone Figueral da Silva Carvalho, Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2005) e licenciada em Artes Visuais pela Uninter (2020). Pós-graduada em Psicopedagia pela Faculdade de Tecnologia de Palmas (2011) e em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Federal de Goiás (2024). Possui experiência como professora de Artes no Ensino Médio, Fundamental e no EEJA ( Ensino Especial de Jovens e Adultos) na rede estadual de Goiás. Atualmente, é professora na APAE e na rede municipal de Goiânia, atuando na Educação Especial e na Educação Infantil, respectivamente.

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos