ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONECT@DOS
NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIGITAIS
Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Jogos digitaisResumo
O presente artigo emerge de uma pesquisa sobre como as novas tecnologias podem contribuir para a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na utilização dos jogos digitais para alfabetizar as crianças. Considerando a necessidade de melhoria nos índices de alfabetização no Brasil e as constantes inovações no campo tecnológico e científico, cabe a cada escola buscar meios para que seus alunos aprendam por meio de atividades mais atualizadas e significativas. Nesse contexto, estabelece-se a seguinte pergunta norteadora: Como a escola pode inserir as novas tecnologias, sobretudo os jogos digitais, nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental de maneira eficaz? O objetivo principal deste trabalho é promover uma discussão sobre a inserção das novas tecnologias nesse contexto, bem como refletir sobre o uso dos jogos digitais como recurso pedagógico na alfabetização. A metodologia empregada configura-se como uma investigação qualitativa, de caráter teórico-reflexivo, a partir de uma pesquisa bibliográfica. Em linhas gerais, os resultados apontam que as novas tecnologias são fundamentais para a integração dos conhecimentos educacionais com as transformações que ocorrem no mundo e que os jogos digitais são recursos pedagógicos que contribuem efetivamente para o favorecimento de uma alfabetização mais participativa, envolvente e atualizada.