EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONCEPÇÃO FREIRIANA

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, EJA

Resumo

Este trabalho explora os fundamentos teórico-metodológicos dos processos de alfabetização e letramento no contexto do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à luz dos princípios educacionais de Paulo Freire. O objetivo principal é analisar a pertinência e a atualidade das noções de alfabetização e letramento na perspectiva do pensamento freiriano, enfatizando a importância das ideias e metodologias desse pedagogo no trabalho com jovens e adultos. Adicionalmente, busca-se identificar e combater os obstáculos presentes no Ensino Fundamental da EJA, visando ao desenvolvimento de estratégias metodologias que atendam às necessidades específicas de aprendizagem desse público, com o intuito de melhorar os índices de alfabetização e promover o letramento em prol da permanência e do êxito educacional. A metodologia investigativa adotada é qualitativa, desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica de caráter teórico-reflexivo. Em linhas gerais, os resultados apontam para a necessidade de uma abordagem didático-pedagógica que incorpore as experiências e o contexto social dos alunos, alinhada à pedagogia freiriana, utilizando métodos participativos e dialógicos, bem como o uso de novas tecnologias educacionais, que promovam a aprendizagem significativa dos conhecimentos escolares, assim como o desenvolvimento crítico e a autonomia dos educandos.

Biografia do Autor

Dalva Ramos de Resende Matos, Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutora em Educação pela Universidad de Santiago de Compostela (2023), mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016), especialista em Psicopedagogia (2005), licenciada em Letras-Português (2000) e Letras-Espanhol (2015) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui experiência como professora na Pós-Graduação, no Ensino Superior e em todos os segmentos da Educação Básica. Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, letramento literário e leitura e produção escrita.

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos