DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTERATIVIDADE DIGITAL NA CRIAÇÃO DE LIVROS DIGITAIS

Autores

  • Brenda Beatriz Maciel da Silva Universidade de Brasília UnB
  • Nívia Maria Assunção Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás https://orcid.org/0000-0002-1762-0922
  • Geovanna Alves Umbelino Universidade de Brasília (UnB)
  • Gabriel Maciel Araújo Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

1. Enquadramento social e esquemas de conhecimento 2. Livros digitais e recursos tecnológicos 3. Estratégias sociocognitivas e produção escrita.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de iniciação científica que explora a relação entre o enquadre social e o esquema de conhecimento, conforme Tannen e Wallat (2013), e as estratégias sociocognitivas em Costa (2019), aplicados ao processo de criação e publicação do livro digital “Todos somos culpados?”, organizado por Costa (2021), durante o isolamento social imposto pela covid-19. A metodologia seguiu três critérios principais: (1) o tema, que abrange ficção, investigação e drama; (2) a sequência de imagens que estruturam a narrativa do livro; e (3) o contexto da pandemia de covid-19. Após isso, foi realizada uma amostragem do livro digital “Todos somos culpados?” em um encontro on-line, no qual foi aplicado um questionário semiestruturado para a geração de dados. Entre os resultados, a amostragem do livro foi significativa para incentivar a produção escrita e a publicação gratuita de livros digitais, utilizando recursos tecnológicos. Essa relevância está relacionada aos processos interpretativos, que se tornam estratégicos quando são reconhecidos e negociados nas interações sociais em desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos