Os caminhos de (re) existência na construção da licenciatura intercultural: o Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (UFG) como possibilidade de uma formação decolonial de professores
Palavras-chave:
Licenciatura indígena, decolonialidade, interculturalidade críticaResumo
O presente trabalho compõe os resultados da pesquisa realizados no Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Neste trabalho propõe-se analisar como a constituição de um curso de formação de professores indígenas pode contribuir para a efetivação de uma educação escolar decolonial. Para tanto, faz-se necessário dialogar com autores do “Grupo Modernidade/Colonialidade”, que discutem a respeito da decolonialidade, interculturalidade e outros. Para a efetivação deste trabalho, foi realizada uma análise documental a partir do Projeto Político-Pedagógico da Licenciatura Intercultural e os programas de Temas Contextuais que compõem a ementa do curso.