Os caminhos para uma consciência histórica decolonial: ideias históricas sobre a decolonialidade

Autores

  • Thaynara Mariana do Nascimento
  • Rafael Gonçalves Borges

Palavras-chave:

Colonialismo, Decolonialidade, Cognição histórica, Ideias históricas, Ensino de história

Resumo

No que diz respeito ao ensino de história da América, é fundamental que sejam consideradas as formas de abordagem dos conteúdos e a relevância do ensino para a formação dos sujeitos que compõem o território, principalmente, latino-americano. Assim, nesta pesquisa estão presentes discussões sobre a necessidade de um Ensino de História que, não só viabilize o conhecimento amplo sobre a América – que engloba os povos subalternizados –, mas que ofereça ao aluno a capacidade de se orientar no tempo estabelecendo um movimento passado e presente que possibilite que este saiba como responder às questões sociais instrumentalizado pela História. Logo, torna-se fundamental uma Educação que não advenha de um farol europeu, para que os sujeitos possam, ainda, construir um senso identitário que os localizem geograficamente enquanto pessoas ativas na História com costumes em comum entendidos como Latinos Americanos.

Downloads

Publicado

2024-07-26