PINTANDO, BORDANDO E MELECANDO: A ARTE NO MATERNAL II: ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Cecília Silva de Moraes Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal de Jataí
  • Maria Elisa Rocha Assis Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa-ação, realizado durante o Estágio Curricular Obrigatório I e II-Educação Infantil. Apresenta a importância do trabalho com a arte com crianças bem pequenas . O objetivo geral do projeto é oportunizar que cada criança obtenha um maior desenvolvimento e entendimento sobre a arte, estimulando a sensibilidade estética, a imaginação e a criatividade. Como objetivos específicos entender a natureza, os objetos e suas cores respeitando as diversidades culturais, sociais e históricas; desenvolver a percepção por meio da manipulação de diferentes texturas; perceber e identificar características de formas rígidas e moles, largas e estreitas, leves e pesadas, cheias e vazias; despertar atenção para os elementos constitutivos do som. Utilizamos da abordagem qualitativa e como metodologia o estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram dezenove crianças matriculadas na Educação Infantil, no maternal II, uma professora regente da turma e um auxiliar educativo. Os instrumentos utilizados foram: observação, fotos, registros em diário de campo e intervenções pedagógicas. Os resultados apresentaram a compreensão de que a arte é imprescindível para o desenvolvimento e a formação humana, sendo assim, é necessário que seja influenciada desde os primeiros anos de vida.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

CECÍLIA SILVA DE MORAES, A.; LENI OLIVEIRA LIMA, L.; ELISA ROCHA ASSIS , M. PINTANDO, BORDANDO E MELECANDO: A ARTE NO MATERNAL II: ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 99–110, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1066. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>