MULTIDIMENSIONALIDADE DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Dienifer de Freitas Nunes Universidade Federal de Jataí
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí – Goiás (UFJ) no decurso da oferta de Monitoria Acadêmica na disciplina Didática e formação de professores oferecida no 4º período do referido curso para suas duas turmas (matutino e noturno) no segundo semestre letivo de 2022 (ocorrido entre janeiro a maio de 2023) e que totalizaram, naquela oportunidade, aproximadamente 30 estudantes. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar a compreensão dos estudantes do Curso de Pedagogia acerca do conceito de multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem e sua relevância para o exercício profissional. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória que teve um questionário aplicado aos estudantes das turmas para as quais foi ofertada a Monitoria via Google Forms como principal instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam que a intervenção da disciplina em defesa de uma Didática fundamental e as ações de monitoria na orientação de trabalhos que se debruçassem sobre algumas dimensões que conformam o trabalho docente provavelmente contribuíram para a compreensão dos professores em formação acerca deste conceito e revelaram que os discentes conseguem perceber a sua importância para a formação e atuação profissionais.

Downloads

Publicado

29.12.2023

Como Citar

DE FREITAS NUNES , D.; ALBERTO VICENTE DE OLIVEIRA , C. MULTIDIMENSIONALIDADE DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 211–221, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1084. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente