MULTIDIMENSIONALIDADE DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
O presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí – Goiás (UFJ) no decurso da oferta de Monitoria Acadêmica na disciplina Didática e formação de professores oferecida no 4º período do referido curso para suas duas turmas (matutino e noturno) no segundo semestre letivo de 2022 (ocorrido entre janeiro a maio de 2023) e que totalizaram, naquela oportunidade, aproximadamente 30 estudantes. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar a compreensão dos estudantes do Curso de Pedagogia acerca do conceito de multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem e sua relevância para o exercício profissional. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória que teve um questionário aplicado aos estudantes das turmas para as quais foi ofertada a Monitoria via Google Forms como principal instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam que a intervenção da disciplina em defesa de uma Didática fundamental e as ações de monitoria na orientação de trabalhos que se debruçassem sobre algumas dimensões que conformam o trabalho docente provavelmente contribuíram para a compreensão dos professores em formação acerca deste conceito e revelaram que os discentes conseguem perceber a sua importância para a formação e atuação profissionais.