CARREIRA DOCENTE: DESAFIOS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NA PROFISSÃO

Autores

  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Jataí
  • Fernando Silva dos Santos Universidade Federal de Jataí
  • Vanessa Nogueira Matos Universidade Federal de Jataí
  • Pollyana Barros Silva Universidade Federal de Jataí

Resumo

A Prática como componente curricular (PCC) é um eixo articulador presente na formação inicial no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí. Espera-se que esta atividade se desenvolva enquanto um momento formativo de reflexão sobre educação e o trabalho docente. Nesta perspectiva, a PCC Trabalho e Educação buscou promover o debate acerca da carreira docente e desenvolvimento profissional. Diante disso, o presente texto tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisa desenvolvida no bojo desta PCC a qual buscou, centralmente, atender aos objetivos i) compreender a relevância da carreira (ingresso, salário, formação continuada) para o desenvolvimento profissional e ii) levantar dados sobre a carreira, salário e condições de trabalho dos docentes que atuam na Educação Básica por meio da análise dos Planos de Carreira dos municípios de Jataí e Rio Verde. Metodologicamente, foram realizadas análises dos documentos dos referidos municípios levando em conta quatro aspectos: ingresso na carreira, progressão, formação continuada e jornada de trabalho. Os resultados apontam que os municípios pesquisados possuem arcabouço legal que garante ingresso e permanência na profissão, progressão e incentivo à formação continuada. Contudo, debate-se em que medida o texto legal promove efeitos positivos na organização escolar e no desenvolvimento profissional.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

ALBERTO VICENTE DE OLIVEIRA , C.; SILVA DOS SANTOS , F.; NOGUEIRA MATOS , V.; BARROS SILVA, P. CARREIRA DOCENTE: DESAFIOS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NA PROFISSÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 293–304, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1136. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula