CARREIRA DOCENTE: DESAFIOS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NA PROFISSÃO
Resumo
A Prática como componente curricular (PCC) é um eixo articulador presente na formação inicial no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí. Espera-se que esta atividade se desenvolva enquanto um momento formativo de reflexão sobre educação e o trabalho docente. Nesta perspectiva, a PCC Trabalho e Educação buscou promover o debate acerca da carreira docente e desenvolvimento profissional. Diante disso, o presente texto tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisa desenvolvida no bojo desta PCC a qual buscou, centralmente, atender aos objetivos i) compreender a relevância da carreira (ingresso, salário, formação continuada) para o desenvolvimento profissional e ii) levantar dados sobre a carreira, salário e condições de trabalho dos docentes que atuam na Educação Básica por meio da análise dos Planos de Carreira dos municípios de Jataí e Rio Verde. Metodologicamente, foram realizadas análises dos documentos dos referidos municípios levando em conta quatro aspectos: ingresso na carreira, progressão, formação continuada e jornada de trabalho. Os resultados apontam que os municípios pesquisados possuem arcabouço legal que garante ingresso e permanência na profissão, progressão e incentivo à formação continuada. Contudo, debate-se em que medida o texto legal promove efeitos positivos na organização escolar e no desenvolvimento profissional.