ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO ESTADO DE GOIÁS ENTRE 2015-2018: REFLEXÕES SOBRE GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO
Resumo
Neste estudo, o tema central é a (re)organização da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás, com um recorte temporal entre os anos de 2015 a 2018. A pesquisa teve como objetivo geral: identificar e compreender o projeto de educação nos principais documentos produzidos pela Rede Estadual de Educação de Goiás entre 2015 e 2018. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, que levantou documentos produzidos pela Secretaria de Educação no período citado e por outras fontes como imprensa regional e nacional e sites de entidades de representação estudantil. Os dados levantados foram organizados em quadro sinóptico. Os resultados apontam para uma intensificação da lógica gerencial por meio da privatização das escolas e do pagamento de bônus de desempenho para docentes em contradição com o estabelecimento do Plano Estadual de Educação com metas e estratégias que visam uma educação “dita” de qualidade. Além disso, os documentos apontam para a resistência (especialmente estudantil) à adoção deste modelo privatista de gestão e uma “agenda positiva” do Governo do Estado no período buscando propagandear ações de protagonismo juvenil em detrimento das ações de resistência deste mesmo grupo.
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