ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO ESTADO DE GOIÁS ENTRE 2015-2018: REFLEXÕES SOBRE GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Gabriela Moraes da Silva Lima maria.gabriela@discente.ufj.edu.br
    UFJ
  • Ana Julia Sobral Ferreira anasobral@discente.ufj.edu.br
    UFJ
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira camila.oliveira@ufj.edu.br
    UFJ

Resumo

Neste estudo, o tema central é a (re)organização da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás, com um recorte temporal entre os anos de 2015 a 2018. A pesquisa teve como objetivo geral: identificar e compreender o projeto de educação nos principais documentos produzidos pela Rede Estadual de Educação de Goiás entre 2015 e 2018. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, que levantou documentos produzidos pela Secretaria de Educação no período citado e por outras fontes como imprensa regional e nacional e sites de entidades de representação estudantil. Os dados levantados foram organizados em quadro sinóptico. Os resultados apontam para uma intensificação da lógica gerencial por meio da privatização das escolas e do pagamento de bônus de desempenho para docentes em contradição com o estabelecimento do Plano Estadual de Educação com metas e estratégias que visam uma educação “dita” de qualidade. Além disso, os documentos apontam para a resistência (especialmente estudantil) à adoção deste modelo privatista de gestão e uma “agenda positiva” do Governo do Estado no período buscando propagandear ações de protagonismo juvenil em detrimento das ações de resistência deste mesmo grupo.

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Publicado

10.12.2025

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Como Citar

GABRIELA MORAES DA SILVA LIMA, Maria; SOBRAL FERREIRA, Ana Julia; ALBERTO VICENTE DE OLIVEIRA, Camila. ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO ESTADO DE GOIÁS ENTRE 2015-2018: REFLEXÕES SOBRE GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 310–319, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3012. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação, finalidades educativas da escola, currículo e avaliação

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