INFRAESTRUTURA ESCOLAR E SEUS EFEITOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO EM DISSERTAÇÕES E TESES
Resumo
Originado em uma pesquisa realizada no curso de graduação na qual a temática da infraestrutura escolar foi identificada como uma dimensão que compõe o processo de ensino-aprendizagem, este texto apresenta resultados de um trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia/UFJ em desenvolvimento que tem como objetivo geral: identificar como as publicações sobre infraestrutura escolar abordam sua interlocução com o trabalho docente. Para isso, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estado do conhecimento levantando as publicações sobre a temática da infraestrutura escolar na Região Centro-oeste (ou que versassem sobre ela). Como resultados, foram encontrados seis estudos, desses quatro dissertações e duas teses que registram pesquisas acerca da infraestrutura escolar na interface com a aprendizagem dos estudantes, com a relação estabelecida com os programas nacionais de educação, como um indicador para qualidade do ensino, com as condições de trabalho e as diferenças culturais decorrentes da (falta de) infraestrutura; na interlocução com a pobreza e o rendimento escolar e em uma análise comparativa nacional acerca da infraestrutura e resultados acadêmicos do Ensino Médio; apontando, dessa forma, para a relevância deste tema para as reflexões acerca do trabalho docente.
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