FREUD PARA HISTORIADORES: UMA ANÁLISE DA OBRA DE PETER GAY (1989) E SUAS IMPLICAÇÕES NA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA DA HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.233

Palavras-chave:

Psicanálise, História, Freud

Resumo

Este artigo reflete sobre as possibilidades de diálogo entre psicanálise e história a partir dos estudos de Peter Gay em Freud para historiadores (1989). O trabalho visa construir um breve estudo por meio da metodologia de pesquisa histórica e bibliográfica, para destacar a relevância da psicanálise como método de investigação social proposto por Freud nos estudos históricos. O texto enfatiza a validade da psicanálise como um estilo de pesquisa sensível e informado, que pode possibilitar respostas a questões antes indisponíveis e sugerir novas linhas de investigação, apesar de não ser um remédio milagroso ou senha mágica. Em última análise, o artigo cogita responder à questão: É possível o diálogo entre psicanálise e história?

Biografia do Autor

Ester Braga de Araujo Bernardi, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História das Populações Amazônicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com matrícula regular. Possui especialização em Metodologia e Pesquisa na Educação em Psicopedagogia Clínica/Institucional pela Faculdade Católica de Anápolis (2011) e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Tocantins através do convênio SEB/MEC, Undime - TO e Seduc-TO (2015/2016). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins2004 ) / Fasamar 2013). Atualmente, desempenha as funções de Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual de Lagoa da Confusão e professora na Secretaria Municipal de Educação de Lagoa da Confusão - TO.

Ana Paula Vicentim, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (2004). Atualmente é professora - COLÉGIO ESTADUAL LAGOA DA CONFUSÃO. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: republica e tropeiro. Atuo ha 16 anos na área da educação como professora de ensino fundamental II e médio, tenho como princípios assiduidade, compromisso.Me relaciono muito bem com o público, e sou muito comunicativa. Gosto de desafios , desenvolver projetos e minha área de pesquisa e que me motiva e a história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e quilombolas.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Braga de Araujo Bernardi, E., & Vicentim, A. P. (2023). FREUD PARA HISTORIADORES: UMA ANÁLISE DA OBRA DE PETER GAY (1989) E SUAS IMPLICAÇÕES NA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA DA HISTÓRIA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 319–340. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.233

Edição

Seção

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História