“HAPPY VALLEY ISN’T HAPPY ANYMORE”: A TOMADA DA PALAVRA PELOS ANIMADORES NA GREVE DO ESTÚDIO DISNEY (1941)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.249

Palavras-chave:

Walt Disney, Greve, Tomada da palavra

Resumo

Em 1941, animadores do estúdio Disney buscavam que a organização sindical Screen Cartoonists’ Guild os representasse legalmente, o que desagradou o presidente da empresa, Walt Disney, que demitiu dezenove animadores por atividades sindicais. Isso levou o estúdio a uma longa greve. A partir da ideia de “tomada da palavra” do historiador Michel de Certeau, foi possível notar nas fotografias das manifestações grevistas uma criatividade em que personagens das animações estampados em cartazes de manifestantes, foram utilizados como expressão de revolta contra a principal mente por trás de suas criações. Esse trabalho demonstra um dos possíveis usos da cultura pop para além do entretenimento, visto que os funcionários do estúdio usaram-na para rebelar-se contra a empresa para a qual trabalhavam.

Biografia do Autor

Luca Lima Iacomini, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa "Intersubjetividade e pluralidade: reflexão e sentimento na História". Mestre em História também pela UFPR, com bolsa CAPES. Pós-graduado em Arquivística Histórica pela Universidade Nova de Lisboa. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História pela UFPR, com bolsa de iniciação científica pelo CNPq. Ao longo de sua graduação, foi membro voluntário do grupo PET História entre 2018 e 2020, com publicações de livro e capítulos de livro. Tem experiência de pesquisa na área de História Contemporânea, tendo realizado pesquisas sobre temas como história dos evangélicos, ecumenismo, ditadura militar brasileira, Segunda Guerra Mundial, mídia e cultura pop.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Iacomini, L. L. (2023). “HAPPY VALLEY ISN’T HAPPY ANYMORE”: A TOMADA DA PALAVRA PELOS ANIMADORES NA GREVE DO ESTÚDIO DISNEY (1941). Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 296–318. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.249

Edição

Seção

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História