O USO DAS TDIC EM TEMPOS DE PANDEMIA EM BREVES NO MARAJÓ: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.299

Palavras-chave:

Formação continuada, Tecnologias digitais, Ensino remoto

Resumo

O texto aborda a prática docente e a formação continuada na relação com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em tempos de Ensino Remoto Emergencial (ERE), considerando a realidade de duas escolas públicas no município de Breves, arquipélago de Marajó. Para tanto, questiona-se: Quais desafios os/as docentes de duas escolas de ensino médio em Breves, no Marajó, enfrentaram para lidar com as TDIC como ferramenta de ensino durante o ERE? Que estratégias esses/as docentes adotaram para manejar o ambiente virtual e promover o ensino? Os/as docentes participaram de formação continuada para o trabalho com o ERE? Quais as implicações dessa formação para uma prática com viés tecnológico? É um estudo qualitativo que no campo teórico conta com a contribuição de Lopes e Guedes (2021); Farias e Batista Neto (2022), e outros; e, no campo metodológico recorreu à aplicação de questionários semiestruturados. Entre os resultados verifica-se que: para operar com as TDIC como ferramenta de ensino os/as docentes precisaram lidar com a sobrecarga de trabalho, a infraestrutura precária e o pouco conhecimento sobre os recursos tecnológicos. Esses profissionais tiveram uma formação continuada, reduzida a uma oficina de quatro horas, entendida como incipiente, porém necessária para subsidiar a prática docente na relação com as TDIC no ERE.

Biografia do Autor

Jessica, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Pedagogia, Universidade Federal do Pará.

Eliane, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação, pela Universidade do Estado do Pará (2012), com período sanduíche na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade, UFPA (2010) e Licenciada em Pedagogia, UFPA (2005). Atualmente é Professora Adjunto II da UFPA, Campus Universitário do Marajó-Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia. Trabalha com os seguintes temas: Formação Docente, Educação do Campo, Povos Tradicionais, Cultura Material Escolar, Patrimônio e Memória. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Arquitetura e Materialidade Escolar na Amazônia Marajoara (GEPHEAMA).

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Viana, J. M., & Costa, E. M. (2023). O USO DAS TDIC EM TEMPOS DE PANDEMIA EM BREVES NO MARAJÓ: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 274–295. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.299

Edição

Seção

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História