O USO DAS TDIC EM TEMPOS DE PANDEMIA EM BREVES NO MARAJÓ: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.299Palavras-chave:
Formação continuada, Tecnologias digitais, Ensino remotoResumo
O texto aborda a prática docente e a formação continuada na relação com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em tempos de Ensino Remoto Emergencial (ERE), considerando a realidade de duas escolas públicas no município de Breves, arquipélago de Marajó. Para tanto, questiona-se: Quais desafios os/as docentes de duas escolas de ensino médio em Breves, no Marajó, enfrentaram para lidar com as TDIC como ferramenta de ensino durante o ERE? Que estratégias esses/as docentes adotaram para manejar o ambiente virtual e promover o ensino? Os/as docentes participaram de formação continuada para o trabalho com o ERE? Quais as implicações dessa formação para uma prática com viés tecnológico? É um estudo qualitativo que no campo teórico conta com a contribuição de Lopes e Guedes (2021); Farias e Batista Neto (2022), e outros; e, no campo metodológico recorreu à aplicação de questionários semiestruturados. Entre os resultados verifica-se que: para operar com as TDIC como ferramenta de ensino os/as docentes precisaram lidar com a sobrecarga de trabalho, a infraestrutura precária e o pouco conhecimento sobre os recursos tecnológicos. Esses profissionais tiveram uma formação continuada, reduzida a uma oficina de quatro horas, entendida como incipiente, porém necessária para subsidiar a prática docente na relação com as TDIC no ERE.
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