Sobre a Revista

A revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD) tem periodicidade quadrimestral. Ela busca contribuir para a difusão e a ampliação da pesquisa em Humanidades Digitais de forma a aproximar o conhecimento produzido em diferentes regiões do Brasil e dialogar com as tendências mundiais atualmente em curso. Orientada por uma perspectiva transdisciplinar e abrigada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) encontra-se ainda em sintonia com o projeto mais amplo desta instituição, assim como ligada ao Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS) criado e liderado pelo Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho (UFT). Desta forma, a partir da posição que ocupa como instrumento de divulgação do saber, a CONEHD compromete-se com a missão institucional do instituto de maneira a colaborar para a formação e a qualificação profissional em diversos setores econômicos, científicos e educacionais, bem como no âmbito das pesquisas e da promoção do desenvolvimento tecnológico em vínculo direto com a sociedade e os setores produtivos, assumindo por pressupostos a responsabilidade social e tecnológica e a promoção de um desenvolvimento sustentável.

ISSN 2965-2758

Português

Com a crescente popularização da internet, das mídias e tecnologias digitais nos últimos vinte anos, torna-se essencial problematizar o quanto esses produtos culturais e ferramentas provocam transformações na comunicação, no acesso à informação, na produção do conhecimento e na educação no sentido amplo. Essas mudanças têm gerado novas necessidades de consumo, transformaram as interações sociais e, ao mesmo tempo, reformularam as relações entre os sujeitos e as representações espaço-temporais. Para além das preocupações referentes às variedades de equipamentos comercializados, das formas como foram inseridos nos imaginários sociais e das maneiras como vêm modificando as relações sociais, torna-se fundamental que as(os) pesquisadoras(es) e professoras(es) das mais diversas áreas do conhecimento incorporem estes debates em suas práticas de pesquisa e ensino, bem como se disponham a conhecer e se apropriar de metodologias advindas destas inovações. Frente a tais questões prementes em uma era hiperconectada, a revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEDH) - que é fruto do trabalho incansável de pesquisadoras(es) ligadas (os) ao Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e Hist´ória (MITECHIS) - objetiva amplificar o campo de estudo, pesquisa, extensão, ensino e invenção relacionado à interseção da computação com as disciplinas das ciências humanas e sociais, daí seu caráter eminentemente transdisciplinar.

 

Objetivos;

  • ampliar o debate referente aos estudos dedicados às diferentes mídias – digitais e analógicas – e suas interfaces históricas e educacionais;
  • provocar o debate sobre o campo das humanidades e das tecnologias digitais, seus métodos, suas abordagens e suas fontes;
  • problematizar os usos das tecnologias e mídias digitais no processo de ensino aprendizagem dos mais variados campos do conhecimento;
  • levantar questões sobre a publicização dos conhecimentos históricos, antropológicos e sociais;
  • problematizar os impactos das Fake News nas redes sociais e mídias digitais;
  • discutir os impactos destas inovações tecnológicas entre as comunidades tradicionais, indígenas e/ou quilombolas;
  • aprofundar os debates sobre a geração de novas formas de articulação e fazeres políticos a partir da incorporação das tecnologias digitais, permitindo o surgimento de movimentos sociais organizados em novas bases e com novos repertórios;
  • pensar criticamente a relação entre tecnologias, mídias digitais, linguagens e escola, assim como o ensino das mais variadas disciplinas;
  • apresentar estudos sobre letramento, exclusão e inclusão digitais e seus reflexos na sociedade;
  • estimular as discussões e produções acadêmicas através de artigos, resenhas, entrevistas, ensaios de crítica histórica, traduções, relatos de experiências de docentes do Ensino Básico, anais especiais, material audiovisual e educativo aos mais diversos campos disciplinares, especialidades, temas e períodos históricos;
  • Trazer para o espaço público das mídias os novos resultados intelectuais alcançados por estudiosos mais qualificados das humanidades e ciências sociais.

 

Español

Sobre la Revista

Con la creciente popularización de internet, de los medios y las tecnologías digitales en los últimos veinte años, se hace imprescindible problematizar cómo esos productos y herramientas culturales provocan transformaciones en la comunicación, en el acceso a la información, en la producción de conocimiento y en la educación en sentido amplio. Esos cambios han creado nuevas demandas de consumo, han transformado las interacciones sociales y, al mismo tiempo, han reformulado las relaciones entre los sujetos y las representaciones espacio-temporales. Más allá de las preocupaciones referidas a las variedades de equipos comercializados, de las formas en que se han insertado en el imaginario social y los modos en que vienen modificando las relaciones sociales, se torna fundamental que los investigadores y docentes de las más diversas áreas del conocimiento incorporen dichos debates en sus prácticas de investigación y enseñanza, así como que estén dispuestos a conocer y apropiarse de metodologías provenientes de esas innovaciones. Ante cuestiones tan acuciantes en una era hiperconectada, la revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD) - que es el resultado del incansable trabajo de investigadores vinculados al Grupo de Investigación sobre Medios, Tecnologías e Historia (MITECHIS) - pretende ampliar el campo de estudio, investigación, extensión, enseñanza e invención relacionado con la intersección de la informática con las disciplinas de las ciencias humanas y sociales, de ahí su carácter eminentemente transdisciplinar.

Objetivos;

  • ampliar el debate sobre los estudios dedicados a los distintos medios -digitales y analógicos - y sus interfaces históricas y educativas;
  • promover el debate sobre el campo de las humanidades y las tecnologías digitales, sus métodos, enfoques y fuentes;
  • problematizar los usos de las tecnologías y los medios digitales en el proceso de enseñanza-aprendizaje en diversos campos del conocimiento;
  • plantear cuestiones sobre la divulgación del conocimiento histórico, antropológico y social;
  • problematizar los impactos de las Fake News en las redes sociales y los medios digitales;
  • discutir los impactos de estas innovaciones tecnológicas entre las comunidades tradicionales, indígenas y/o quilombolas;
  • profundizar en los debates sobre la generación de nuevas formas de articulación y acción política a partir de la incorporación de las tecnologías digitales, permitiendo la emergencia de movimientos sociales organizados sobre nuevas bases y con nuevos repertorios;
  • hacer una reflexión crítica sobre la relación entre las tecnologías, los medios digitales, las lenguas y la escuela, así como la enseñanza de las distintas disciplinas;
  • presentar estudios sobre alfabetización digital, exclusión e inclusión y sus consecuencias en la sociedad;
  • estimular discusiones y producciones académicas por medio de artículos, reseñas, entrevistas, ensayos de crítica histórica, traducciones, relatos de experiencias de profesores de Educación Básica, anales especiales, material audiovisual y didáctico a los más diversos campos disciplinares, especialidades, temas y períodos históricos;
  • llevar al espacio público mediático los nuevos resultados intelectuales logrados por los estudiosos más cualificados de las humanidades y las ciencias sociales.

 

Français

Avec la croissante popularité d'Internet, des médias et des technologies numériques au cours des vingt dernières années, il est devenu essentiel de remettre en question le degré de transformation apporté à la communication, à l'accès à l'information, à la production de connaissances et à l'éducation en général. Ces changements ont créé de nouveaux besoins de consommation, ont transformé les interactions sociales et ont, en même temps, reformulé les relations entre les sujets et les représentations spatio-temporelles. Outre les préoccupations liées aux différents équipements commercialisés, aux manières d'être insérés dans les imaginaires sociaux et aux manières de les modifier, il est crucial que les chercheurs et les enseignants des différents domaines des connaissances intègrent ces débats dans leur pratique de recherche et d'enseignement, ainsi qu'ils se disposent à connaître et à s'approprier les méthodologies issues de ces innovations. Face à ces questions pressantes dans une ère hyper-connectée, le magazine Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEDH) - qui est le résultat du travail acharné de chercheurs associés au Groupe de Recherche sur les Médias, Technologies et Histoire (MITECHIS) - vise à amplifier le champ d'étude, de recherche, d'extension, d'enseignement et d'invention lié à l'intersection de l'informatique avec les disciplines des sciences humaines et sociales, d'où son caractère transdisciplinaire.

Objectifs :

  • Amplifier le débat sur les études consacrées aux différentes médias - numériques et analogiques - et leurs interfaces historiques et éducatives;
  • Provoquer le débat sur le domaine des humanités et des technologies numériques, leurs méthodes, leurs approches et leurs sources;
  • Remettre en question l'utilisation des technologies et des médias numériques dans le processus d'enseignement-apprentissage des différents domaines de connaissances;
  • Lever des questions sur la publication des connaissances historiques, anthropologiques et sociales;
  • Remettre en question les impacts des fake news sur les réseaux sociaux et les médias numériques;
  • Discuter les impacts de ces innovations technologiques entre les communautés traditionnelles, indigènes et/ou quilomboles;
  • Approfondir les débats sur la génération de nouvelles formes de déclenchement et de pratiques politiques à partir de l'incorporation des technologies numériques, permettant l'émergence de mouvements sociaux organisés sur de nouvelles bases et avec de nouveaux répertoires;
  • penser de manière critique à la relation entre les technologies, les médias numériques, les langues et l'école, ainsi que l'enseignement de disciplines variées;
  • présenter des études sur l'alphabétisation, l'exclusion et l'inclusion numériques et leurs répercussions sur la société;
  • stimuler les discussions et les productions académiques à travers des articles, des critiques, des entretiens, des essais de critique historique, des traductions, des témoignages d'enseignants du primaire, des actes spéciaux, des matériaux audio-visuels et éducatifs pour les divers champs disciplinaires, les spécialités, les thèmes et les périodes historiques;
  • Apporter les nouveaux résultats intellectuels obtenus par les chercheurs les plus qualifiés des sciences humaines et sociales dans l'espace public des médias.

 

English

With the growing popularity of the Internet, digital media, and technologies in the last twenty years, it becomes essential to question how much these cultural products and tools cause transformations in communication, access to information, knowledge production, and education in the broad sense. These changes have created new consumption needs, transformed social interactions, and at the same time, reshaped the relationships between subjects and spatiotemporal representations. Beyond the concerns related to the varieties of commercialized equipment, the ways in which they have been inserted into social imaginaries, and the ways in which they are modifying social relationships, it becomes essential that researchers and teachers from the most diverse areas of knowledge incorporate these debates into their research and teaching practices, as well as be willing to know and appropriate methodologies from these innovations. Given these pressing questions in a hyper-connected era, the journal Convergences: Studies in Digital Humanities (CONEDH) - which is the result of the tireless work of researchers affiliated with the Media, Technologies, and History Research Group (MITECHIS) - aims to amplify the field of study, research, extension, teaching, and invention related to the intersection of computing with the disciplines of the humanities and social sciences, hence its transdisciplinary character.

Objectives:

  • Expand the debate on studies dedicated to different media - digital and analog - and their historical and educational interfaces;
  • Provoke debate on the field of digital humanities and technologies, its methods, its approaches, and its sources;
  • Question the use of digital technologies and media in the teaching-learning process in the most diverse fields of knowledge;
  • Raise questions about the publicization of historical, anthropological, and social knowledge;
  • Question the impacts of fake news on social networks and digital media;
  • Discuss the impacts of these technological innovations among traditional, indigenous, and/or quilombola communities;
  • Deepen debates on the generation of new forms of articulation and political actions from the incorporation of digital technologies, allowing the emergence of social movements organized on new bases and with new repertoires;
  • Think critically about the relationship between technologies, digital media, languages, and school, as well as the teaching of the most diverse disciplines;
  • Present studies on digital literacy, exclusion, and inclusion and their reflections on society;
  • Encourage academic discussions and productions through articles, reviews, interviews, historical critical essays, translations, reports of experiences of basic education teachers, special issues, audiovisual and educational materials to the most diverse disciplinary fields, specialties, themes, and historical periods;
  • Bring to the public space of media the new intellectual results achieved by the more qualified scholars of the humanities and social sciences.