A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Caroline Prado Brignoni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí
  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

A formação docente foi tema de grandes debates na última década, a qualidade do sistema educacional brasileiro vem sendo questionada, e um dos pontos chaves para se elevar a educação a um nível satisfatório é a formação docente qualificada, outro ponto preocupante é a demanda de professores para educação básica, que segundo (INEP/MEC apud Ferreira, Pereira, Breves Filho, 2009) há uma falta de 250 mil professores sendo que, grande parte desses remete a falta de professores na área de ciências da natureza. Em 2008 foram criados os Institutos Federais por meio da Lei 11.892/2008 que passaram a contribuir significativamente para a redução desta falta de professores. Os IF contribuem também com a formação de docentes para a educação profissional, modalidade de ensino que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário educacional brasileiro. Dessa forma a pesquisa em andamento aqui apresentada, propõem analisar as licenciaturas em educação profissional, analisando a criação destes cursos, observando se houve um aumento significativo no numero de ofertas de licenciatura para essa modalidade de ensino e analisando a matriz curricular de um desses cursos.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

PRADO BRIGNONI, C.; LIMA DE ASSIS PIRES, L. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 145–154, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/142. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente

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