FAZENDO ARTE NO BERÇÁRIO: A INTERDISCIPLINARIDADE ARTÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS

Autores

  • Maiara Aparecida Alves Universidade Federal de Jataí
  • Eliane Cristina Da Silva Universidade Federal de Jataí
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal Jataí

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto de intervenção, realizado em uma instituição pública de educação infantil, escola campo da Universidade Federal de Jataí, que atende crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses de idade. As crianças são divididas em turmas, conforme a idade, em Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II. Este trabalho foi realizado em uma turma de Berçário II com crianças de 1 a 2 anos de idade. O objetivo geral do projeto foi promover às crianças do berçário experiências artísticas educativas que integrem as artes visuais, a música, o teatro, a dança, visando estimular a criatividade, a expressão individual e o desenvolvimento global dos bebês. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, pois esta, segundo Franco (2005) é um exercício pedagógico que cientificiza a prática educativa, a partir de princípios éticos que visualizam a contínua formação e emancipação de todos os sujeitos da prática. É possível concluir que as experiências artísticas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo das crianças, além de promover a interação e a socialização durante as atividades desenvolvidas.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

APARECIDA ALVES, M.; CRISTINA DA SILVA, E.; LENI OLIVEIRA LIMA, L. FAZENDO ARTE NO BERÇÁRIO: A INTERDISCIPLINARIDADE ARTÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 110–121, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2152. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar